Mudanças acontecem, mudanças fazem parte de nossas vidas desde o nascimento. Mudamos de escola, mudamos de amigos, mudamos de hábitos, mudamos de gostos, mudamos preferências, mudamos de casa, carro, cidade e país.

Mas se a mudança é um processo natural, porque muitas vezes ela é tão combatida?

Mudanças requerem certo esforço, faz com que tenhamos que sair do nosso confortável estado de aceitação para um lugar novo e desconhecido.

Mudar gera dúvida, insegurança, medo, mudar é cansativo, e a medida que vamos avançando na vida queremos cada vez menos estresse.

Mas se mudar é inevitável, porque não transformar esse desafio em algo positivo? Vamos mudar sim, o mundo não é de quem fica parado, o mundo é de quem melhor se adapta as mudanças e as condições adversas.

Sair da zona de conforto é preciso, ou melhor, é inevitável.

Principalmente nos negócios, nas empresas, a mudança é um processo constante, não temos tempo de nos acomodarmos, temos apenas a chance de aproveitar a oportunidade e crescer. E a mudança é isso mesmo, uma oportunidade, em melhorar nossos processos, em melhorar nossas vidas e a vida de outras pessoas, não importa o segmento em que você atue, sempre é possível fazer melhor, mas para isso... mudanças.

Sair da zona de conforto é sair da ociosidade, do conformismo, da aceitação, é enfrentar desafios, é ser criativo.

O fato é que, mudanças existem e são necessárias, basta você escolher como vai reagir a elas, aproveitando a oportunidade ou lamentando que no seu tempo as coisas eram diferentes.

Quando essas mudanças acontecem nas empresas é natural um certo desconforto por parte de todos os envolvidos no processo, como será o amanhã?

Mas o que devemos ter em mente é que tudo faz parte de um processo, não é um acontecimento imediato, as mudanças na verdade são gradativas, e é nesse ponto em que a gestão de uma empresa é fundamental.

A gestão é quem vai conduzir, preparar e orientar toda essa adaptação.
Mudar deixa de ser um acontecimento aleatório e passa a ser um evento controlado, preparado e natural.

Para que isso seja positivo, seja um líder inspirador, mostre que as mudanças são necessárias e que todos estão preparados.

Motive, treine e aprimore suas habilidades, ferramentas e equipe.

Pra sair da zona de conforto as pessoas precisam se sentir seguras e acolhidas em seus novos desafios.

Por fim, promova a inclusão, faça com que todos tenham opiniões sobre o futuro e sobre as transformações.

Quando as empresas sofrem mudanças, a equipe é parte do processo que se estende inclusive até seus clientes e parceiros. Tudo muda quando você muda, e todos esperamos que essas mudanças sejam positivas.

Um exemplo é a migração de sistema dentro de uma empresa, por muitas vezes a empresa convive por anos com um sistema ruim por medo de mudar, pois a mudança não envolve somente a instalação de um novo, existe um novo contexto, novas telas, nova experiência do usuário, adaptações de processos, etc. Normalmente o sistema é repleto de deficiências, mas todos estão acostumados, inclusive com os erros, e sair dessa zona de conforto por muitas vezes é bem difícil.

Todo esse processo de mudança ainda que para melhor é difícil, então, sabendo disso o foco no resultado é vital. Um bom planejamento é indispensável para ter um pleno aproveitamento das mudanças, pois no final todos os envolvidos vão ganhar com esse processo.

Sair da zona de conforto é inevitável, então fique atento, ouça, aprenda, ensine, estimule e então perceba que a mudança nem é tão assustadora assim, basta uma gestão de atitudes positivas e inspiradoras.

Mudar é preciso, sempre!