Uma boa conversa pode nos levar a lugares inimagináveis. Desde os tempos mais antigos, a comunicação tem sido instrumento de evolução no mundo todo. Antes mesmo da linguagem ser criada, os humanos se comunicavam através de figuras e desenhos rudimentares, gestos, sons e grunhidos. Se comunicar é vital para nossa existência.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e até mesmo animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de se comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Se comunicar basicamente consiste em falar, expor ideias, pensamentos, opiniões, transferir riqueza cultural, sabedoria, todos sempre tem algo bom a dizer.

No decorrer dos anos, com o avanço da tecnologia temos falado cada vez mais, de forma escrita, de forma falada, dizemos o que vem à cabeça aos quatro ventos.
Mas voltemos ao questionamento no título desse artigo, com certeza você tem dito muita coisa, mas você tem ouvido mais do que falado?
Falar é importante, mas ouvir é essencial, pois é através da posição de ouvinte  que nos tornamos ótimos oradores.

Precisamos de uma perspectiva para criar o argumento correto, precisamos de um ponto de partida para ter algo relevante a dizer.
Ouvir nos dá sabedoria, nos dá a oportunidade de desenvolver o diálogo e dessa forma estabelecer um equilíbrio entre ouvir e falar.
Já houve um tempo em que a gestão das empresas tinha um comunicação deficiente, o padrão hierárquico das empresas, de forma verticalizada, muito mais falava do que ouvia, diálogos eram quase sempre monólogos e na verdade não existia uma comunicação efetiva, gestores que falavam com gestores e chão de fábrica que falava com chão de fábrica, uma total desconexão empresarial.

Essa falta de comunicação com certeza custou o futuro de muitas empresas e mesmo num mundo tão conectado, ainda existem gestores que se negam a ouvir algo que não seja o som de suas próprias vozes.
A gestão moderna segue um modelo horizontalizado, onde todos os setores da empresa conversam entre si, de forma equilibrada, racional, com troca de experiências estabelecendo uma troca de ideias produtiva.

De forma prática podemos citar exemplos práticos de como essa nova forma de se comunicar pode fazer sua empresa se desenvolver, muitas melhorias em processos internos da empresa surgem da vivência dos profissionais em suas respectivas áreas. O departamento comercial identifica uma falha na entrega de um produto, essa falha é reportada ao departamento de expedição, que identifica um problema no processo produtivo, a produção percebe que uma alteração no sistema pode impulsionar o processo em 30%, o departamento de TI com esses dados solicita a implementação de um sistema ERP para integrar os processos e dessa forma pode diminuir os custos, uma vez que com a redução nesse prazo de produção pode significar um aumento de produtividade. O ERP é uma forma de comunicação, pois integra processos e departamentos, fornecendo informações precisas e detalhadas, que são vitais para tomada de decisões.
Na gestão eficiente é o fim da caça às bruxas, da responsabilização, do apontamento de falhas, é a criação de uma equipe coesa e trabalhando para criar soluções.
Para que isso aconteça sabe o que é primordial? Ouvir.
Ouça sua empresa, ouça seus departamentos, ouça os números, ouça os dados, ter todos os dados de sua empresa, em todas as etapas é o início do ouvir para posteriormente ter algo a dizer.

Ouça sua empresa, pergunte a ela como está seu ERP, o que seus colaboradores tem a dizer sobre isso, ouça o que os números tem a dizer, ouça seus clientes e mãos à obra, comece a dizer como será o futuro de sua empresa.
Quanto mais se ouve, mais fácil fica ter algo relevante a dizer.