Você é um dos milhares de brasileiros corajosos que se lançaram no empreendedorismo?
Se a resposta for positiva, parabéns, você é um dos responsáveis pelo crescimento da economia e geração de empregos.

Mas agora que você faz parte desse valoroso grupo de empresários, vamos falar um pouquinho sobre sua empresa e fazer um breve raio-x de sua atuação como empresário.

Existe uma grande diferença entre ser dono e ser gestor de uma empresa, e isso se aplica a diversos segmentos e tamanhos. Geralmente o dono de empresa é aquele empresário super ocupado, que acredita que as 24h do dia são insuficientes para que ele desenvolva um bom trabalho, ele acorda cedo, ele chega na empresa, ele cuida do RH, das contas a pagar, do estoque, dos pedidos, faz vendas, entregas, compra de matéria prima e ao final do dia ele está esgotado. O dono de empresa é o cachorro correndo atrás do rabo, por mais intenso que seja seu esforço, na maioria das vezes é inócuo.

Você deve estar se justificando nesse momento, mas eu tenho uma equipe muito pequena, se eu não trabalhar dessa forma minha empresa não se desenvolverá da forma que eu planejei.

A verdade é que o motivo do não crescimento de sua empresa pode estar atrelado justamente a esse modelo de administração centralizado na figura de dono de empresa.

Para crescer e desenvolver é preciso ter a mentalidade de um gestor de empresas. Diferente do dono, o gestor desenvolve antes de tudo suas metas e um plano de execução e controle, ele administra a empresa e conduz os processos sem ficar preso ao operacional, tendo dessa forma uma visão mais ampla dos indicadores e tempo para tomada de decisões a longo prazo.
Você acredita ser possível planejar, aprender, organizar e controlar indicadores ao mesmo tempo em que você se desdobra indo ao banco, cuidando da folha de pagamento, da compra de matéria prima, da expedição, do atendimento ao cliente, das vendas e fazer um cafezinho?

Sair do operacional e ter tempo para conhecer ferramentas, traçar estratégias, desenvolver ações, otimizar o tempo e finalmente alcançar os resultados é a definição de um bom gestor de empresas.
Um bom gestor é um otimizador de tempo e recursos.

Agora a próxima pergunta é: Como vou me tornar um gestor se não consigo sair do operacional da minha empresa?
Cada dia que passa todos nós estamos desenvolvendo uma síndrome, onde trabalhar excessivamente é sinônimo de sucesso. Faça um teste, pergunte a qualquer empresário como anda a vida e a resposta vai ser que está uma correria, que não tem tempo pra nada, que está vendendo o almoço pra pagar a janta.

Essa resposta padrão está arraigada na cultura empresarial, onde trabalhar excessivamente é motivo de orgulho. Mas ai que está o perigo de uma má gestão, talvez as pessoas estejam se ocupando demais com coisas sem prioridade para justificar que não tem tempo de fazer as coisas que devem ser feitas de fato.

Então pra você se tornar um bom gestor de negócios faça essa análise, observe se você tem todos os indicadores em mãos, se você tem todas as informações para tomada de decisões, se você tem subsídios para elaborar um plano de metas e um plano de ação.

Seja comprometido com seus resultados e faça do tempo um aliado.

Afinal você quer ser dono ou gestor de sua empresa?